Novidades

- O blog conta agora com uma nova aparência...espero que gostem!

terça-feira, 15 de junho de 2010

MATRÍCULAS ESCOLARES

Olá, era para avisar que, no dia das matrículas devem levar fotocópia do BI/Cartão de Cidadão e o Boletim de vacinas (com as vacinas em dia). Devem ainda levar dinheiro para pagar o seguro escolar  e as propinas.

Hormonas vegetais

Apesar de não terem  capacidade de locomoção, as plantas, tal como os animais, também produzem movimentos de diversos tipos, embora estes não sejam, normalmente, tão rápidos ou tão evidentes como os dos animais. Os movimentos das plantas ocorrem em diversos órgãos, como os caules, as raízes, as folhas ou flores, e incluem, entre outros, alongamentos, curvaturas, abertura e fecho de flores e folhas. Os movimentos das  plantas, bem como o desenvolvimento dos seus órgãos, são afectados por inúmeros estímulos do meio exterior, como a temperatura, a gravidade, o fotoperíodo ou o o contacto. Sabiam , por exemplo, que o “O girassol é uma planta cuja flor acompanha o nascer e o pôr do sol.”?  O movimento da flor do girassol deve-se a um TROPISMO, isto é, deve-se a um movimento que é executado através de acção hormonal e orientado em relação a um estímulo externo (a luz solar, neste caso - fototropismo).  Os tropismos são movimentos das plantas que envolvem crescimento na direcção de um estímulo ambiental (tropismo positivo) ou na direcção oposta a este (tropismo negativo). Para além dos tropismos, existem outros tipos de movimentos nas plantas que não envolvem crescimento direccionado relativamente ao estímulo - NASTIAS ou MOVIMENTOS NÁSTICOS. Por exemplo,  o facto de algumas plantas abrirem as folhas durante o dia e dobrarem-nas à noite é uma  fotonastia.
O crescimento e o desenvolvimento de uma planta são condicionados por factores externos como a luz, a temperatura ou a gravidade, que, interagindo com factores internos, tais como hormonas vegetais, determinam as respostas associadas a esse crescimento e desenvolvimento. As hormonas vegetais são substâncias químicas produzidas em determinadas zonas da planta e transportadas para outros locais, onde vão  desencadear respostas fisiológicas. Até agora foram identificados os seguintes tipos de hormonas vegetais: as auxinas, as giberelinas, as citoquininas, o etileno e o ácido abscísico.
Cada hormona vegetal desencadeia uma variedade de respostas na planta que dependem do tipo de célula onde actua, do estado fisiológico da planta, da presença de outras hormonas e da interacção com factores externos. A tabela seguinte sintetiza as principais acções de cada um dos tipos de hormonas.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Testa os teus conhecimentos

"A interacção dos sistemas nervoso e hormonal assegura respostas adequadas às solicitações internas e externas que em cada momento acompanham a vida"
1. A figura seguinte pretende esquematizar dois neurónios.
1.1. A sinapse está representada em:
a)I
b)II
c)III
d)IV
e)V

Assinale a opção correcta.

1.2. Indica qual a seta (A ou B) se refere ao sentido do impulso nervoso.

2. Leia atentamente o documento seguinte sobre a coordenação da temperatura do organismo humano.

'Em casos de mudanças muito bruscas da temperatura do corpo, devido a modificações da temperatura exterior, ocorre um processo de regulação assegurado não só pelo sistema nervoso mas também pelo sistema hormonal.

Quando, por exemplo, um individuo cai em água muito fria, a pele fica pálida e surge um tiritar constante'

2.1. Com base no documento anterior, descreva o circuito de termorregulação fazendo referência ao estimulo, ao centro integrador, à respostas e à retroacção negativa.

2.2 Em relação ao exemplo anterior, explique porque se fica com a pele pálida e surge um tiritar constante.

3. A hormona antidiurética regula o teor de água do corpo. Assim, quando a falta de água do corpo for excessiva, espera-se encontrar no sangue:
A) pouca ADH, o que reduz a absorção de água;
B) pouca ADH, o que aumenta a absorção de água;
C) muita ADH, o que reduz a absorção de água;
D) muita ADH, o que aumenta a absorção de água.

4. Quando se bebe muita cerveja, observa-se que há um aumento do volume de urina. A provável causa desse facto é:
A) a inibição da produção de ADH (hormona antidiurética);
B) o aumento da concentração da urina na bexiga;
C) a diminuição de produção de adrenalina;
D ) o aumento da pressão osmótica do plasma sanguíneo.

5. Uma pessoa excreta mais urina quando come mais:
- Amido
- Proteínas
- Glicose
- Gordura

6. Transcreva a letra da opção que contém os termos que completam a frase:
"A regulação da pressão osmótica do meio interno é controlada pelo ________, que elabora a hormona _______, que vai actuar ao nível dos tubos ________ .

A) hipotálamo [...] ADH [...] uriniferos;
B) hipófise [...] LH [...] uriniferos;
C) hipófise [...] ADH [...] uriniferos;
D) hipotálamo [...] LH [...] uriniferos.

7. Assinale as frases verdadeiras:

A) Em qualquer sistema excretor, a eliminação dos resíduos e a regulação da pressão osmótica são assegurados por três processos fundamentais: filtração, reabsorção e secreção.
B) Os nervos sensitivos são condutores de mensagens desde os receptores superficiais até aos centros nervosos.
C) Os mecanismos desencadeados no sentido de superar mudanças no equilibrio dinâmico do meio interno são processos de retroacção negativa.
D) Os animais, que como o macaco, mantêm a temperatura sensivelmente constante são designados por animais homeotérmicos.
E) A regulação da pressão osmótica do meio interno é controlada pela hipófise, que elabora a hormona ADH, que vai actuar ao nível dos tubos uríniferos.
F) Existem animais que, face à oscilação da pressão osmótica do meio interno têm a capacidade de controlar essa pressão, designando-se por animais osmorreguladores.

8. A figura seguinte representa um determinado tipo de peixe, pondo em evidência o processo de osmorregulação.



8.1. Refira se o peixe vive em água doce ou água salgada. Fundamente a sua resposta, apresentando duas razões.


8.2. A urina deste animal deverá ser:
- Abundante, hipotónica;
- Reduzida, hipertónica;
- Abundante, hipertónica;
- Reduzida, hipotónica.
Assinale a opção correcta.

Leia atentamente o documento seguinte sobre estruturas excretoras de mamíferos adaptados a diferentes habitats.

'Nos mamíferos a urina é hipertónica em relação ao meio interno. No entanto, a respectiva concentração normal não é sempre idêntica. Dois exemplos de mamíferos permitem apoiar esta afirmação: o castor, que passa grande parte do seu tempo em rios e ribeiros nas regiões frias, e o rato-canguru, que vive em zonas desérticas'.


9.1. No que respeita aos mamíferos referidos no documento, distinga-os relativamente às características da urina e tamanho dos nefrónios.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Termorregulação

Termorregulação

No que diz respeito à temperatura corporal podem distinguir-se dois grandes grupos de indivíduos: os seres exotérmicos ou ectotérmicos e os seres endotérmicos ou homeotérmicos.

Seres exotérmicos – não têm mecanismos internos que lhes permitam regular a temperatura, apresentando temperatura variável em função da temperatura do ambiente. Estes seres  possuem comportamentos e algumas características que permitem dosear a quantidade de calor de que necessitam utilizando a energia do Sol.

Seres endotérmicos – as aves e os mamíferos, são seres cuja temperatura interna se mantém sensivelmente constante apesar das oscilações de temperatura do ambiente exterior. Estes seres apresentem mecanismos internos que lhes permitem manter a temperatura dentro de limites estreitos apesar das variações exteriores. Por exemplo, no ser humano, a temperatura mantém entre os 36 e os 37ºC graças a mecanismos de feedback negativo. Assim, os desvios da temperatura para valores não desejáveis são detectados pelos receptores térmicos. A partir destes, são enviadas mensagens, através de nervos sensitivos para o centro regulador, situado no hipotálamo, que desencadeia respostas em órgãos efectores destinadas a compensar o desvio verificado.

Osmorregulação

Apresentação explorada na aula  descarregar aqui

domingo, 6 de junho de 2010

Transmissão do impulso nervoso

o video mostra a transmissão do impulso nervoso ao longo da membrana celular de um neurónio. Seguidamente mostra uma sinapse. Consegue-se observar o mecanismo de fusão das vesículas de neurotransmissores com a membrana pré-sináptica e a libertação dos neurotransmissores na fenda sináptica, os quais são recebidos por receptores específicos na membrana pós-sináptica a fim de continuar a transmissão do impulso.