
- Segundo a Teoria da Tectónica de Placas, a litosfera encontra-se dividida em placas litosféricas rígidas que se movem umas relativamente às outras, convergindo, divergindo ou deslizando lateralmente (nos limites conservativos).
- Nas fronteiras entre as placas tectónicas geram-se tensões que fazem com que as rochas se vão deformando, ao mesmo tempo que ocorre a acumulação de grandes quantidades de energia nesse local. Se a determinada altura a tensão a que as rochas estão sujeitas ultrapassar a capacidade de resistência/deformação elástica do material rochoso, ele acaba por fracturar (origina-se uma falha) e desloca-se, libertando-se instantaneamente por Ressalto Elástico, parte da energia acumulada, o que provoca um sismo. A energia libertada propaga-se em todas as direcções através de ondas sísmicas que, ao atingirem a superfície terrestre, transferem parte da sua energia aos materiais que aí se encontram, fazendo-os vibrar.
- O processo pode ocorrer várias vezes, originando novos sismos, se as rochas continuarem a ser sujeitas a tensões, ou seja, se falha permanecer activa.
Sem comentários:
Enviar um comentário