Novidades

- O blog conta agora com uma nova aparência...espero que gostem!

domingo, 9 de maio de 2010

Respiração aeróbia


A respiração aeróbia ocorre sobretudo nas mitocôndrias, isto porque apenas uma fase, das quatro que a constituem, ocorre no hialoplasma. 

Equação geral da respiração aeróbia:

C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

Nessa equação, verifica-se que a molécula de glicose (C6H12O6) é degradada de maneira a originar substâncias relativamente mais simples (CO2 e H2O). A degradação da glicose não pode ser efectuada de forma repentina, uma vez que a energia liberada seria muito intensa e comprometeria a vida da célula. É preciso, portanto, que esta seja dividida lentamente durante o processo.Assim, a Respiração Aeróbia é constituída basicamente por quatro fases: 
  1. Glicólise, 
  2. Formação de Acetil-coezima A
  3. Ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico
  4. Cadeia transportadora de electrões (cadeia respiratória) e fosforilação oxidativa.

1. Glicólise

Glicólise significa " quebra " da glicose. Nesse processo, a glicose é convertida em duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3).  Para se iniciar a degradação da glicose, esta tem de ser activa. Na activação da glicose a célula consome 2 ATP (armazena energia química extraída dos alimentos distribuindo de acordo com a necessidade da célula). No entanto, a energia química liberada no rompimento das ligações químicas da glicose permite a síntese de 4 ATP. Portanto, a glicólise apresenta um saldo energético positivo de 2 ATP.

 glicose (substrato inicial) - - - - degradada - - - >;  2 ácido pirúvico + 2 ATP + 2NADH

2. Formação de Acetil-coezima A
O ácido pirúvico, na presença de oxigénio, entra na mitocôndria, onde é descarboxilado (perde uma molécula de dióxido de carbono) e oxidado, isto é, perde um hidrogénio, que é usado para reduzir o NAD +, formando NADH e H +.  Ocorre a formação de 2 Acetil-CoA, que vão depois iniciar 2 Ciclos de Krebs.
3. Ciclo de Krebs
O ciclo de krebs é um conjunto de reacções metabólicas que conduz à oxidação completa da glicose. Este conjunto de reacções ocorre na matriz da mitocôndria e é catalizado por um conjunto de enzimas, destacando-se as descarboxilases (catalizadores das descarboxilações) e as desidrogenases (catalizadores das reacções de oxidação-redução que conduzem à formação de NADH).
Devido à combinação do grupo acetil (que tem dois carbonos) coezima A  com o ácido Oxaloacético com quatro carbonos, forma-se o ácido cítrico com seis carbonos.
Por cada molécula de glicose degradada, formam-se no ciclo de krebs (no conjunto dos 2 ciclos):
  • 6 moléculas de NADH;
  • 2 moléculas de FADH²;
  • 2 moléculas de ATP;
  • 4 moléculas de CO2 
4. Cadeia respiratória
Essa fase ocorre nas cristas mitocôndriais. Os electrões e protões retirados da glicose e presentes nas moléculas de FADH2 e NADH2 são transportados ao longo de uma cadeia transportadora de electrões (cadeia respiratória) até o oxigénio, formando água. Dessa maneira, na cadeia respiratória o NAD e o FAD funcionam como transportadores de hidrogénios.
 
Depois disto tudo podemos dizer que o processo respiratório aeróbio pode, então, ser equacionado assim:
C6H12O6 + 6 O2 ---> CO2 + 6 H2O + 38 ATP

1 comentário:

MM disse...

Muito útil! Obrigada.